sexta-feira, 13 de agosto de 2010

IDOETA arquitetura - Terraço-jardim, herança dos modernistas

Por Lina Idoeta

São Paulo, Agosto de 2010 - Esta semana no escritório Idoeta Arquitetura minha equipe está desenvolvendo um projeto onde o terreno não possui área verde e seu espaço deve ser aproveitado ao máximo, pois o zoneamento do local em questão tem inúmeras restrições. Uma sugestão dada ao nosso cliente para potencializar o uso do espaço foi o uso do conceito do terraço-jardim.
Tal conceito arquitetônico permite que uma cobertura de um edifício seja utilizada como espaço de convivência e lazer. Ele pode conter de fato um jardim ou pode ser constituído de espaços abertos e elementos construídos, como num solário.
O conceito foi desenvolvido por Le Corbusier na década de 1920, sendo um dos cinco pontos propostos por ele para uma nova arquitetura. Sua ideia foi a de "recuperar" para os cidadãos o espaço ocupado pela construção na cobertura de um edifício. Com a difusão da arquitetura moderna, o conceito de terraço-jardim foi adotado por inúmeros arquitetos.
Além disso, boa parte das cidades sofre com a falta de área verde. Por serem muito impermeabilizadas e cheias de concreto, tendem a se tornar “ilhas de calor”, onde a temperatura é mais elevada do que deveria. Os terraços-jardim são uma ótima opção para amenizar a temperatura das cidades
Porém uma questão levantada por nosso cliente são algumas das desvantagens que a instalação de um terraço-jardim causa em uma edificação. Algumas das desvantagens apontadas foram: o uso de cerca de 600 kg/m² de terra agrícola numa espessura de 50 cm, ocorrem geralmente problemas de rachaduras na construção devido ao peso excessivo, entupimento do encanamento devido a drenagem de terra pelo vento e chuva, baixa fertilidade da terra, impossibilidade de inspeção da laje sem remoção de toneladas de terra e perda da vegetação estabelecida, dentre outras tantas...

ESQUEMA DE CONSTRUÇÃO DO TIPO CONVENCIONAL DE TELHADO VERDE
FONTE: UOL CASA E IMÓVEIS

Entretanto recentemente me deparei com um novo sistema japonês, o SkyGarden, o qual eu gostaria de compartilhar com todos. Tal sistema acabou por resolver as indagações levantadas por nosso cliente devido a facilidade de sua instalação, sendo que este método possui diversas vantagens dentre elas: a possibilidade do pisoteio na grama e lazer como um jardim convencional, uso de arbustos e árvores em espessuras de até 30 cm, menor custo na confecção por usar menos material e menos mão-de-obra e durabilidade acima de 10 anos. Confiram algumas fotos a seguir.

FONTE: ENVEC BRASIL

FONTE: ENVEC BRASIL

FONTE: ENVEC BRASIL

REFERÊNCIAS:
1. Terraço-jardim - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra%C3%A7o-jardim - Acesso em 13/08/2010.
2. Telhados com gramado e jardins em paredes: como são construídos? - Disponível em: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/telhados-com-gramado-e-jardins-em-paredes-como-sao-construidos.jhtm - Acesso em 13/08/2010.
3. SkyGarden – Disponível em: http://www.envec.com.br/django/skygarden/ - Acesso em 13/08/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário