quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

IDOETA arquitetura projeta nova loja da importadora de vinhos Grand Cru na cidade de Ribeirão Preto - SP.

São Paulo, Janeiro de 2011 - O escritório Idoeta Arquitetura acaba de elaborar mais um projeto comercial para a importadora de vinhos Grand Cru.
De propriedade de Vitor Levy e com uma carta de mais de 1,5 mil rótulos das mais importantes regiões vinícolas do mundo, a importadora de vinhos Grand Cru está presente no Brasil desde agosto de 2002 e hoje já conta com mais de 20 lojas espalhadas pelas principais capitais do país. Originária da Argentina, a empresa também tem unidades no México e no Uruguai.
O local escolhido para esta nova unidade comercial foi uma antiga residência na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, centro de uma das regiões que mais se desenvolvem no país.
Segundo a arquiteta Lina Idoeta – “Para este novo ponto de vendas uma antiga edificação foi revitalizada, mas aqui com o sentido de customizar, adaptar, melhorar os ambientes, conforto e possibilidades de uso de um antigo edifício, aumentando assim sua vida útil”.
Para uma edificação inicialmente muito compartimentada, a solução proposta foi um reforço estrutural com pilares e vigas metálicas, permitindo a criação de um grande salão para a área da loja. Mas ao mesmo tempo foi preciso respeitar e manter outras áreas nas proporções originais para não encarecer o projeto e não comprometer a estrutura do local.
“O conceito visual adotado neste projeto procurou seguir o mesmo padrão das outras lojas da rede com sua fachada imponente, marcada pela cor bordô a qual faz contraste com o suave e delicado logotipo da marca na cor bege. A fachada também toda envidraçada, proporciona uma ampla visão do ambiente interno instigando a todos a conhecer o novo espaço” – diz a arquiteta Raquel Centkiewicz.
No interior da loja a madeira tem forte presença o que torna o ambiente mais aconchegante. A marcenaria conta com peças em madeira de demolição (estantes, gôndolas, mesas, aparadores, etc), as quais possuem um aspecto rústico, porém acolhedor e outros móveis antigos que foram repaginados para esta loja. O piso utilizado na loja simula a madeira com fidelidade, porém é um material composto principalmente por PVC reciclado pós-consumo, característica que o faz ser reconhecido por critérios do “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), como um material adequado para o mercado de produtos e serviços que seguem os rígidos padrões dos “Green Buildings”.
O resultado final proporcionou que esta loja mantivesse a mesma linha de comunicação existente nas unidades anteriores, tanto para a promoção de eventos, quanto para facilitar o atendimento ao público.
Este espaço projetado pelo escritório Idoeta Arquitetura, e assinado pelas arquitetas Lina Idoeta e Raquel Centkiewicz, foi inaugurado no mês de dezembro de 2010.

RENDERIZAÇÃO 3D DA FACHADA

Um comentário: