São Paulo, Maio de 2012 - O objetivo principal deste projeto, concebido
pelo escritório Idoeta Arquitetura, foi criar um espaço que ao mesmo tempo
fosse versátil, econômico e que imprimisse uma forte identidade para esta nova
marca. Para tal procurou-se passar uma característica moderna e sobretudo funcional,
para este ponto de venda, fato o qual permite uma mudança rápida e com baixo
custo das características de seu interior para que este se adapte à exposição e
comunicação visual de novas coleções.
A identidade visual da - “Senhorita Bijou,
Acessórios Femininos” - foi idealizada tendo como base o conceito retro moderno
saindo assim do status quo dos
projetos, desse segmento, nos quais a tendência é serem em sua maioria monocromáticos.
O retro moderno além de ser identificado pelas formas de móveis e objetos,
também se destaca pelo uso de texturas, cores vibrantes e combinações ousadas.
Segundo a arquiteta Lina Idoeta, essa
releitura do estilo utilizado nos anos de 1950, 60 e 70, permitiu principalmente
a reutilização de materiais e móveis antigos. O conjunto central formado pelo
guarda-roupa, a penteadeira e seu banco de design retro foram repaginados, com
pintura laca turquesa e patchwork, para esta nova função de compor a identidade
visual da marca. A proposta deste conjunto, no qual podem ser expostas diversas
peças, foi a de também criar uma atmosfera lúdica e romântica transportando assim
cada cliente para interior de seu próprio quarto, onde costuma sentar-se para
experimentar suas peças. Este conjunto central também foi projetado para
transformar-se facilmente em um quiosque comercial para exposição dos produtos
da marca em outros locais sem que ocorra a perda das principais características
visuais e funcionais da loja.
MODELO QUIOSQUE COMERCIAL SENHORITA BIJOU
Outra solução criada para este ponto de venda
foi o uso de cortinas de pano, em formato curvo, usadas no fundo da loja e no
mezanino que além de possibilitar um ambiente mais feminino e aconchegante,
podem ser substituídas facilmente adaptando assim o local às trocas de coleção
da marca. Os panos de fundo são também divididos em diversas tiras o que
permite intercalar as cores, as texturas e estampas. As luminárias da loja são flexíveis,
tornando-as adaptáveis às mudanças de layout e utilizam lâmpadas “LED” que
permitem maior economia, eficiência energética e menor geração de resíduos.
As cortinas de pano também foram utilizadas
para compor a decoração da vitrine que neste caso além de sua função estética
são utilizadas, quando fechadas, para ocultar o interior do ponto de venda para
possíveis mudanças de layout, coleções e limpeza. Há também dois totens que
compõem o ambiente, usados tanto para expor peças como para abrigar a parte
operacional e o caixa que ficam disfarçados nos móveis, o que da um ar clean,
não ocupa muito espaço e não interfere na decoração do ambiente.
O piso utilizado na loja simula a madeira com
fidelidade, porém é um material composto principalmente por PVC reciclado
pós-consumo, característica que o faz ser reconhecido por critérios do “LEED”
(Leadership in Energy and Environmental Design), como um material adequado para
o mercado de produtos e serviços que seguem os rígidos padrões dos “Green
Buildings”.
VISTA FRONTAL INTERIOR
VISTA INTERIOR 01
VISTA INTERIOR 02
VISTA INTERIOR 03
VISTA FRONTAL FACHADA
VISTA INTERIOR MEZANINO
Dados do Projeto
Cliente: Senhorita Bijou - Acessórios Femininos
Website: http://www.senhoritabijou.com.br/
Localização: Rua Maria Antônia, 140 - Loja 01 - Higienópolis - São Paulo - SP - Brasil
Projeto: Comercial Varejo
Área: 35m2
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